Qua, 04 de agosto de 2021, 12:22

Hospitais universitários de Sergipe realizam entrega simbólica de certificados de residência multiprofissional
O programa tem caráter de especialização lato sensu.
O HU-UFS e o HUL-UFS oferecem oito programas de residência multiprofissional. (fotos: Adilson Andrade/Ascom UFS)

O Hospital Universitário da Universidade Federal de Sergipe (HU-UFS) e o Hospital Universitário de Lagarto (HUL-UFS), vinculados à Rede Ebserh, realizaram na última terça-feira, 03, a entrega de certificados para concludentes dos programas de residência multiprofissional. Devido aos cuidados de distanciamento social, o HU-UFS e o HUL-UFS organizaram uma cerimônia simbólica, com a participação de cinco representantes dos residentes e os coordenadores dos respectivos programas. Esse foi o primeiro evento presencial dessa natureza organizado pelo HU-UFS após o início da pandemia de covid-19.

Na abertura da solenidade, o reitor da UFS, Valter Santana, ressaltou que o certificado recebido é a conquista pelo trabalho árduo e engrandecedor de cada profissional engajado nos programas de residência. “É a universidade se integrando, criando laços e se aproximando cada vez mais [dos programas] de residência multiprofissional para expandir a interação entre os hospitais universitários e a própria UFS”, pontuou o reitor.

A superintendente do HU-UFS, Angela Silva, entregou o certificado para uma representante dos programas

A superintendente do HU-UFS, Angela Silva, falou da estrutura física e de pessoal que os hospitais universitários oferecem para que os residentes possam concluir as suas formações com êxito. “Sempre torcemos para que vocês sejam profissionais brilhantes e façam a diferença no mercado de trabalho”, garantiu. Já o superintendente do HUL-UFS, Manoel Cerqueira, destacou que os residentes também aprendem, além de habilidades técnico-científicas, valores humanos que podem ajudar a salvar vidas. “Um residente dedicado, empenhado e envolvido consegue mudar a realidade”, afirmou.

Para a farmacêutica Nayara Gouveia, que representou os colegas residentes do programa de residência multiprofissional em saúde mental, o recebimento do certificado tem um significado importante no seu percurso acadêmico e profissional. “Deixo uma mensagem de incentivo a todos que virão depois de mim e serão, um dia, residentes dos hospitais universitários de Sergipe. O processo é árduo mas, no final, o sentimento de gratidão nos preenche”, descreveu.

Sobre os programas de residência multiprofissional

O superintendente do HUL-UFS, Manoel Cerqueira, também fez a entrega simbólica do documento

As residências multiprofissionais da saúde, criadas pela Lei Federal nº 11.129/2005, são orientadas pelos princípios e diretrizes do Sistema Único de Saúde (SUS), a partir das necessidades e realidades locais e regionais, com duração mínima de dois anos. Em conjunto, o HU-UFS e o HUL-UFS oferecem oito programas de residência multiprofissional definidos como modalidade de pós-graduação lato sensu. No HU-UFS, são ofertados seis: saúde do adulto e do idoso; saúde mental; epidemiologia hospitalar; saúde da família; enfermagem obstétrica; e física médica; no HUL-UFS, por sua vez, mais dois programas: saúde da família e atenção hospitalar à saúde. A residência abrange profissionais de enfermagem, farmácia, fisioterapia, fonoaudiologia, nutrição, odontologia, psicologia e serviço social.

Recentemente, uma cooperação firmada entre a UFS e ambos os hospitais universitários passou a permitir que os certificados da residência multiprofissional sejam expedidos pela própria universidade.

Outras presenças

Presentes também à cerimônia o gerente de Ensino e Pesquisa do HU-UFS, Roque Pacheco; o gerente de Atenção à Saúde do HU-UFS, Dalmo Correia; o gerente administrativo do HU-UFS, Edelzio Costa; o chefe do Setor de Ensino do HU-UFS, Carlos Anselmo; e os coordenadores dos programas da residência multiprofissional: Daniele Domenis (Atenção Hospitalar à Saúde – HUL-UFS); Zaira Freitas (Enfermagem Obstétrica – HU-UFS); Ayslan Araujo (Epidemiologia Hospitalar – HU-UFS); Frederico Pinheiro (Saúde da Família -HUL-UFS); Giuliano Di Pietro (Saúde Mental – HU-UFS); e Walderi Monteiro (Saúde do Adulto e do Idoso – HU-UFS).

A cerimônia foi o primeiro evento presencial dessa natureza organizado pelo HU-UFS após o início da pandemia de covid-19

Sobre a Rede Ebserh

O HU-UFS faz parte da Rede Ebserh desde outubro de 2013. Estatal vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) foi criada em 2011 e administra 40 hospitais universitários federais. As suas atividades são apoiadas e impulsionadas por meio de uma gestão de excelência.

Vinculadas a universidades federais, essas unidades hospitalares têm características específicas: atendem a pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), e, principalmente, apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas. Devido a essa natureza educacional, os hospitais universitários são campos de formação de profissionais de saúde. Com isso, a Rede Ebserh/MEC atua de forma complementar ao SUS e não é responsável pela totalidade dos atendimentos de saúde do país.

Luís Fernando Lourenço

Unidade de Comunicação Social do HU-UFS