Sex, 01 de setembro de 2023, 13:04

Mude Esse Ciclo
Projeto Interdisciplinar de Secretariado Executivo de Ensino e Extensão

Sobre o Projeto

O objetivo deste projeto, desenvolvido por docentes do Departamento de Secretariado Executivo (DSE) da Universidade Federal de Sergipe (UFS), é promover a interdisciplinaridade a partir de ações de extensão a fim de estimular o aprendizado de forma que o corpo discente seja capaz de utilizar os conceitos aprendidos em sala de aula na prática.

Além disto, este trabalho foi estruturado de forma a tornar possível o desenvolvimento de ações que busquem atender aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), apresentados na Agenda 2030 das Organizações das Nações Unidas (ONU).

Este ano, o tema principal do projeto, tomando por base os ODS, foi atacar a pobreza menstrual, que ocorre quando as mulheres não possuem acesso a recursos e infraestrutura para manter uma boa higiene no período da menstruação. A pobreza menstrual não se limita à falta de recursos para a compra de absorventes, coletores ou calcinhas menstruais, mas também está relacionada com a ausência de condições básicas de higiene como: saneamento e acesso à água, banheiros e sabonetes nas escolas e em casa; além da falta de conhecimento a respeito da menstruação, em especial porque este tema ainda é considerado um tabu por grande parte da sociedade.

Segundo uma estimativa apresentada pela ONU, 1 em cada 10 meninas no mundo faltam à escola durante a menstruação. No Brasil, este número aumenta para 1 em cada 4. A falta de acesso a absorventes apropriados e a utilização de substitutos como tecidos, papel e até miolo de pão pode causar infecções no trato urinário, nos rins e até lesões nos órgãos reprodutores femininos, o que justifica que tal ação seja desenvolvida junto às escolas.

Além do trabalho já desenvolvido nas disciplinas desde 2018, com as turmas de 1º período e com a expansão para as turmas de 3º e 5º período a partir do ano de 2020, em 2023 temos acrescentada a sugestão de que as ações sejam desenvolvidas em três escolas estaduais, para onde serão destinados os absorventes: Armindo Guaraná, Glorita Portugal e Neyde Mesquita e, como parte de uma ação voltada a comemorar os 45 anos do Centro de Ciências Sociais e Aplicadas (CCSA/UFS).

.

Sobre a Campanha

Campanha: Mude Esse Ciclo

Instagram: @mudeessecicloufs - Clique aqui

Onde deixar os absorventes: Nas secretarias do Departamento de Secretariado (DSE), do Centro de Ciências Sociais e Aplicadas (CCSA), da PROGRAD, PROEX, DAA e no Gabinete do Reitor.

Pix: projetopobrezamenstrualufs@gmail.com

Atualizado em: Sex, 01 de setembro de 2023, 14:07