Qui, 10 de agosto de 2023, 13:41

Combata o Assédio Moral, Sexual e Discriminação
Guia Lilás

Com o objetivo de contribuir com a promoção um ambiente de trabalho e estudo seguro, respeitoso e inclusivo em nossa instituição, temos a satisfação de compartilhar o "Guia Lilás para Prevenção e Combate ao Assédio Moral, Sexual e Discriminação no Âmbito do Governo Federal", para o qual pedimos ampla divulgação.

Lançado pela Controladoria-Geral da União - CGU, o Guia Lilás é uma ferramenta valiosa que fornece orientações e diretrizes para combater atos de assédio moral, assédio sexual e discriminação, reforçando a cultura de respeito e igualdade em nossa universidade.

Dentro desse documento, os(as) senhores(as) encontrarão conceitos e definições claras sobre assédio moral, assédio sexual e discriminação, garantindo uma compreensão unificada e consistente desses temas. Além disso, o Guia Lilás oferece exemplos práticos e situações cotidianas que podem caracterizar essas práticas, facilitando a identificação precoce e a prevenção desses comportamentos prejudiciais.

Destacamos a importância de cada membro da comunidade universitária estar ciente de suas responsabilidades na prevenção e combate ao assédio moral, assédio sexual e discriminação. O Guia aponta ainda gravidade das consequências para quem pratica tais atos, encorajando uma cultura de respeito mútuo e empatia.

Para assegurar um ambiente seguro para todos, o Guia Lilás enfatiza a necessidade de utilizar o canal de denúncias disponibilizado na Plataforma Fala.BR, de Ouvidoria e Acesso à Informação, garantindo que os casos sejam tratados de forma segura e confidencial.

O conhecimento e a adoção desse guia serão fundamentais para o fortalecimento dos valores e princípios que norteiam nossa instituição.

A prevenção e combate ao assédio moral, sexual e discriminação é dever de todos nós. Nossa universidade tem o compromisso de assegurar um espaço de convívio saudável e inclusivo, onde cada membro se sinta valorizado e protegido.

Em caso de dúvidas, a Ouvidoria da UFS está à disposição para prestar orientações e auxiliar em qualquer situação relacionada.

Contamos com a colaboração de todos para que nossa universidade seja um exemplo de respeito e dignidade para toda a sociedade.

Saudações.

Equipe da Ouvidoria da Universidade Federal de Sergipe.

Telefones: 3194-6874 / 3194-6873 / 3194-7075

Atualizado em: Qui, 10 de agosto de 2023, 14:47