Sex, 13 de dezembro de 2019, 12:31

ATIVIDADES COMPLEMENTARES OBRIGATÓRIAS

DO CURSO DE SECRETARIADO EXECUTIVO

COMO PROCEDER:

Na primeira vez que apresenta suas atividades complementares:

1º Passo: Organize os comprovantes das atividades realizadas (certificado, declaração, termo de compromisso...)

2º Passo: Faça o relatório das atividades seguindo esse modelo (baixe aqui) (você pode utilizar esse relatório para uma ou mais atividades ao mesmo tempo)

3º Passo: Preencha o formulário (baixe aqui ou pegue uma via na secretaria do DSE)

4º Passo: Junte os documentos citados anteriormente e dê entrada no processo na SEMOP (antiga SECOM), no prédio da Reitoria. Necessário apresentar documento de identificação com foto. Ou envie esses documentos em arquivo único para o e-mail da SEMOP solicitando abertura de processo protocoloufs@gmail.com

>>>>>>>>>> Anote o número do processo que foi gerado na SEMOP.

.

Se você já possui processo de atividade complementar aberto, siga esses passos para incluir mais atividades:

3º Passo: Entregue os comprovantes e os relatórios na secretaria do DSE OU envie para o e-mail dse@academico.ufs.br usando o assunto NOME DO DISCENTE, MATRÍCULA + NÚMERO DO PROCESSO QUE VOCÊ JÁ TEM ABERTO.

.

Obs.: Lembre-se, caso você já possua processo de atividade complementar em aberto, não precisa abrir novo processo.

Prazo de 04 (quatro) meses para apresentar suas atividades complementares a partir da data da realização.

Suas atividades serão avaliadas quando você totalizar 195 horas. Em caso de dúvidas entre em contato 3194-6791 ou dse@academico.ufs.br

***************************************************************************************************

O QUE SÃO ATIVIDADES COMPLEMENTARES OBRIGATÓRIAS?

Atividades Complementares obrigatórias são todas as ações extracurriculares realizadas pelo aluno no âmbito da universidade ou fora dela, relacionadas a programas de estudos ou projetos de ensino, pesquisa e extensão. Na prática, elas podem ser cursos, seminários, encontros, congressos, conferências, palestras e outros. No DSE elas são regidas pela Resolução 62/2011/CONEPE.

.

De acordo com a Resolução 62/2011/CONEPE, são necessárias 195 horas para concluir as atividades:

EXEC0026 - ATIVIDADES COMPLEMENTARES SECRETARIADO EXECUTIVO 1 - 45h (03 créditos)

EXEC0027 - ATIVIDADES COMPLEMENTARES SECRETARIADO EXECUTIVO 2 - 45h (03 créditos)

EXEC0028 - ATIVIDADES COMPLEMENTARES SECRETARIADO EXECUTIVO 3 - 45h (03 créditos)

EXEC0029 - ATIVIDADES COMPLEMENTARES SECRETARIADO EXECUTIVO 4 - 60h (04 créditos)

.

Existe um limite de horas a serem cumpridas de acordo com o tipo da atividade. A(o) discente não é obrigado a realizar todas as atividades mencionadas a seguir, mas também não pode apresentar as 195 horas relativas a um único item. A tabela a seguir estabelece os limites de cada item:

ATIVIDADES

MÁXIMO DE HORAS ATRIBUÍDAS

Atividades de pesquisa orientadas por docente da UFS

45

Atividades de extensão coordenada por professor da UFS

30

Participação em eventos em áreas correlatas e afins na condição de ouvinte

30

Participação em eventos em áreas correlatas e afins na condição apresentador/debatedor

45

Apresentação de trabalhos, comunicações, artigos, pôster em eventos técnico científicos

30

Publicação de trabalhos em anais de eventos técnico-científicos e/ou em periódicos

Estágio não-obrigatório

Cursos de Aperfeiçoamento

60

45

Participação como representante discente no Conselho do DSE, em quaisquer comissões formalmente constituídas pelo Núcleo, no Colegiado do Curso de Secretariado Executivo, no Conselho do CCSA, bem como em qualquer dos Conselhos Superiores da UFS

15

Participação em diretoria de Centro Acadêmico, do Diretório Central dos Estudantes (DCE), bem como de Empresas Juniores no período mínimo de um ano

Aperfeiçoamento profissional

Participação em comissão eleitoral

Organização de evento

ATIVIDADE COMPLEMENTAR OPTATIVA

DO CURSO DE SECRETARIADO EXECUTIVO

As atividades complementares optativas são regulamentadas pela Resolução 24/2016/CONEPE

Para dar entrada na atividade complementar optativa o(a) discente precisa ter concluído as atividades complementares obrigatórias.

Satisfazendo essa condição, basta abrir processo na SEMOP (antiga SECOM) levando:

- Formulário Preenchido (baixe aqui);

- Comprovantes das atividades realizadas (certificado, declaração, termo de compromisso...)

De preferência leve esses documentos digitalmente num pendrive. Necessário apresentar documento de identificação com foto na SEMOP. Ou envie toda documentação em arquivo único para o e-mail da SEMOP protocoloufs@gmail.com

.

Atualmente estão aprovadas as atividades complementares optativas:

EXEC0024 - ATIVIDADES COMPLEMENTARES OPTATIVAS - 60h

EXEC0017 - ATIVIDADES COMPLEMENTARES OPTATIVAS - 90h